Grupos de Estudos

Políticas do Corpo na Modernidade

Ementa: Trata das relações entre cultura, conhecimento e política a partir de análises sobre o corpo na modernidade. Aborda a relação corpo e cidade em suas práticas e modulações de controle e resistência. Fundamenta a reflexão nos estudos de teóricos contemporâneos em suas contribuições para o entendimento dos processos de subjetivação na sociedade contemporânea.

Peridicidade: Encontros quinzenais (sempre que possível, nas quintas-feiras), às 14 horas.

Local: Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF)

Coordenação: Ivan Marcelo Gomes

Rede Internacional de Investigação Pedagógica em Educação Física Escolar (REIIPEFE)

Ementa: A REIIPEFE é uma importante rede de pesquisa sobre a Educação Física Escolar e envolve relevantes grupos, pesquisadores e Universidades/Institutos da América do Sul. Atualmente, o grupo se articula em duas frentes de pesquisa: a primeira investiga a atividade docente de professores de Educação Física com foco nos modos pelos quais estes desenvolvem e buscam produzir legitimidade das suas práticas pedagógicas no cotidiano escolar, já a segunda apresenta como objetivo geral investigar as diferenças estruturas das políticas educacionais que regulam a educação e a Educação Física da primeira infância, bem como compreender o trabalho docente e o ensino de Educação Física em instituições de Educação Infantil na Argentina e no Brasil.

1) Formação continuada de Professores de EF da Rede Pública.

2) Educação Física na Educação Infantil (comparativo Brasil e Argentina).

Periodicidade: Encontros quinzenais, nas terças-feiras (alternadas), às 14 horas.

Local: Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF)

Coordenação: Ueberson Ribeiro Almeida

Laboratório de Práticas Corporais Integrativas

Ementa: Visa realizar estudos sobre as práticas corporais integrativas, em específico o Yoga, por meio das experiêcias vividas no Projeto de Extensão "Laboratório de Práticas Corporais Integrativas". Assim como, analisar o Yoga enquanto conteúdo da Educação Básica a partir da legislação vigente.

Reuniões: Sexta-feira, às 14 horas.
Local: Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF).

Periodicidade Projeto de Extensão: Terças e quintas-feiras, 8h às 9h; 16h às 17h e 17h às 18h.
Local: Sala 08 (dança).

Coordenação: Lígia Ribeiro Silva e Gomes

Introdução ao “CHEERLEADING”

Ementa: É um Projeto de Extensão em nível de iniciação à prática corporal gímnico-artístico-esportiva conhecida como Cheerleading, oferecida, prioritariamente, aos acadêmicos da UFES interessados no treino, no estudo, no planejamento e na intervenção pedagógica nesta modalidade demonstrativa e competitiva. Implica no ensino e no  treinamento de cheerleadears, visando a iniciação às habilidades motoras pertinentes e, também, à formação, à consolidação e à ampliação do time Ufes, nominado UFES Cheerleading (nickname UfesCheer), por meio de realização de sessões práticas, criação de rotinas (coreografias), estudos dirigidos, organização coletiva e compartilhamento de informações e conhecimentos sobre o Cheerleading e a participação oportuna em eventos compatíveis, tais como festivais, fóruns, camps, competições entre outros.

Reuniões: Segundas-feiras, às 14 horas.
Local: Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF).

Periodicidade Projeto de Extensão: Quarta-feira: 18h às 22h; Sexta-feira: 14h às 16h
Local: Sala de GA.

Coordenação: Fernanda Paiva

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.